No período dos últimos 14 anos por iniciativa principalmente do Instituto Cultural Raízes, um conjunto de Leis Culturais foram instituídas em Floresta/PE.
Fruto de um trabalho que eleva o Instituto Raízes ao patamar de principal instituição cultural (não governamental) do município, num processo que inclui articulação com o Poder Executivo (em algumas situações), e principalmente com o Poder Legislativo Municipal, que tem se mostrado aberto ao diálogo.
Esse conjunto de Leis, faz de Floresta, o município do interior de Pernambuco com mais Leis Culturais constituídas e por vezes pioneiro em várias dessas iniciativas.
INSTITUTO CULTURAL RAÍZES IMPULSIONA AS LEIS CULTURAIS
De todas as Leis Culturais existentes no município, destacamoa as seguintes, por serem de maior relevância, das quais, de um total de 12, oito são resultantes da iniciativa direta do Instituto Cultural Raízes:
Nº de Ordem Nº da Lei Objeto da Lei1 426/2010 Institui o Feriado Municipal do Dia Nacional da
Nesse processo de diálogo e construção das Leis Culturais, realizado pelo Instituto Cultural Raízes, merece destaque o papel da Câmara Municipal, que sempre acolheu as demandas apresentadas e votou por unanimidade em suas aprovações.
Merece ainda destaque especial a Legislatura atual, sob a qual se aprovou a maioria das Leis e o papel do Vereador Pedro Gomes Vilarim (PEU), que acolheu a Pauta defendida pelo Instituto Cultural Raízes.
A seguir, destacamos uma tabela completa com todas as Leis aqui relacionadas, bem como os Projetos de lei que o Instituto Cultural Raízes, pretende apresentar, ainda no presente ano.